aprenda-mais-hero-pink.jpg

Escola de capacitação para estudantes

aprenda-mais-logo-fundo-rosa.png

Ninguém te ensinou a estudar e aprender do jeito certo...

Quem já foi para a escola (ou qualquer instituição de ensino) teve aulas de português, de matemática, de geografia e de outras disciplinas. Lá na escola (e na educação formal como um todo) os professores te ensinam conteúdos sobre disciplinas.

Mas... e estudar e aprender?

 

Alguém te ensinou a estudar na escola? Alguém te ensinou como aprender o conteúdo que você estuda? Alguém te ensinou o que é a aprendizagem e como o cérebro aprende? Justo uma das coisas mais importantes não é ensinada formalmente na escola... não é estranho?

shutterstock_1099606685.jpg

O Aprenda Mais surgiu quando eu percebi essa lacuna na educação formalEu sou professor de biologia no Ensino Médio e, certo dia, percebi que meus alunos não sabiam como estudar. Eles até estudavam (e se esforçavam), mas faziam isso do jeito errado, de uma forma em que o esforço não gerava resultado, apenas frustração.

 

Na escola, os alunos supostamente aprendem biologia, mas não aprendem como estudar e aprender biologia (e outros conteúdos). E foi aí que eu pensei:

E se eu pudesse ensinar um estudante a estudar do jeito certo, a partir de fundamentos da pedagogia e apontamentos da neurociência?

Foi dessa percepção que surgiu o Aprenda Mais. Desde então, passei a ensinar biologia (e outros conteúdos) enquanto também me ocupava em ensinar meus alunos sobre o que é a aprendizagem, o que é estudar e como tudo isso funciona.

 

O que iniciou como uma pequena oficina de orientação para estudantes, anos depois, se tornou o Aprenda Mais, a minha escola online de aprendizagem e capacitação para estudantes.

site-aulas.jpg

Atualmente o Aprenda Mais é um empreendimento que eu desenvolvo na área da educação. Eu ofereço cursos sobre estudo e aprendizagem para estudantes de todos os segmentos com a missão de promover consciência e competência em estudo e aprendizagem.

 

Faço isso para que meus estudantes nunca mais sofram com a rotina de estudo, seja estudando na escola, no cursinho, na graduação ou encarando provas, vestibulares ou concursos públicos.

Eu acredito que educação é um investimento.

Eu acredito que estudar é um ofício.

Eu acredito que aprender é um privilégio.

aprenda-mais-neuro-enem-fundo.jpg

Dissertação de Mestrado

Para ensinar os caminhos corretos do estudo e da aprendizagem eu precisei me aprofundar cada vez mais nesse tema.

Além do meu investimento e trabalho pessoal na pesquisa e a na prática de estudo e aprendizagem, iniciei em 2017 um Mestrado na área de Ensino de Ciências e desenvolvi um projeto de pesquisa sobre capacitação para estudantes para investigar alguns dos elementos que eu ensino nos cursos do Aprenda Mais.

Em abril de 2019 defendi minha Dissertação de Mestrado pela UFAC e me aprofundei ainda mais na temática de estudo e aprendizagem.

Você pode acessar e ler a minha dissertação "A rotina de estudo de alunos do Ensino Médio a partir da realização de oficinas sobre estudo e aprendizagem" clicando AQUI para ver como eu validei e verifiquei os resultados das práticas e atividades que proponho nos cursos do Aprenda Mais.

Oficinas presenciais de estudo...

Atualmente o Aprenda Mais é uma escola online com cursos de capacitação e desenvolvimento para estudantes. Mas no começo, tudo iniciou com pequenos cursos e oficinas presenciais de capacitação, em salas de aula e pequenos auditórios que eu alugava para receber meus estudantes (aqui em Rio Branco, no Acre).

jedi4.jpg

Oficina sobre mapas mentais para estudantes de Ensino Médio, no Auditório da Wizard, em Rio Branco (AC) em 2017.

Minhas primeiras experiências com as atividades do Aprenda Mais começaram em 2014 e foram realizadas com as minhas turmas de Ensino Médio e Ensino Superior. De vez em quando eu "matava" uma aula de "conteúdo normal" e usava esse tempo para ensinar técnicas de estudo e conceitos práticos de aprendizagem e organização de rotina de estudo.

Em pouco tempo eu vi meus estudantes tendo bons resultados na rotina de estudo. E cada vez mais eu percebia a necessidade de promover essas ações em outros ambientes, para outros públicos.

Assim, comecei a promover cursos em salas de aulas alugadas e pequenos auditórios. Passei a ser procurado por vestibulandos e concursandos, além de pais desesperados para que eu "desse um jeito" nos seus filhos que não gostavam de estudar.

Em 2016 eu organizei todo esse conteúdo, todos os materiais e todas as ferramentas em um curso online e lancei o Aprenda Mais como um curso geral de capacitação e desenvolvimento para estudantes usando a plataforma da Hotmart.

Desse lançamento até hoje, o Aprenda Mais deixou de ser um "curso" para se transformar em uma "escola" com cursos e produtos específicos para públicos distintos.

TIAGO_PRO (3).jpeg

Gravando a primeira aula do primeiro curso pela primeira vez, em 2016, nos estúdios da Esfera Comunicação.

Construção de um identidade forte

O caminho se faz caminhando.

Ao longo da jornada do Aprenda Mais, a identidade do meu trabalho foi se construindo pouco a pouco, começando com panfletos feitos no Power Point para atingir um público regional em Rio Branco (AC), até uma identidade madura e consolidada para o ambiente digital das redes sociais.

Estamos de cara nova