• Tiago Rodrigues Benedetti

A procrastinação (des)construída em pedaços

Procrastinar é deixar para depois o que você deveria estar fazendo agora. Isso você já sabe. E você também já sabe que isso acaba com qualquer rotina de estudos. Eu vou usar o WhatsApp para te explicar uma coisa rápida sobre como funciona a procrastinação e como você pode tentar lidar com ela de uma forma mais prática. Imagine você recebendo alguns áudios no seu WhatsApp...



Imagine que um contato seu mandou algumas mensagens e, no meio da conversa ele começou a gravar um áudio. Quando chega, você se depara com um áudio de 3 MINUTOS DE DURAÇÃO. Isso dói, não dói? Encarar um áudio de 3 minutos numa conversa de rotina muitas vezes é um saco e provavelmente você não vai querer ouvir.

O cérebro procrastinador vai sentir uma pequena angústia ao se deparar com um áudio de 3 minutos. Mas imagine que você recebesse o mesmo conteúdo em um áudio de 40 segundos, um outro de 1 minuto e 20 segundos e outro de mais ou menos 1 minuto. Mesmo totalizando os mesmos 3 minutos de áudios, entre uma mensagem e outra, receber estas três mensagens não causaria tanto desconforto, não é? Então... deixa eu te contar a moral da história...

Ao se deparar com uma tarefa maior (mas que você sabe que poderia ser menor) o seu cérebro reclama. Nossos cérebros são órgãos incríveis, eu sei, mas eles são econômicos e, até certo ponto, meio preguiçosos. Sendo assim, a percepção de algo muito custoso a ser feito pode causar um certo desconforto. Um áudio de 3 minutos soa mais trabalhoso para o nosso cérebro do que ouvir três áudios de um 1 minuto cada. Isso significa que lidar com a procrastinação envolve lidar com a percepção de trabalho. Quebrar a procrastinação significa quebrar um trabalho grande em trabalhos menores. Coisas grandes são feitas de coisas pequenas. Mas, na prática, o que isso significa?

Significa que você tem duas horas de estudo pela frente. Tem quatro capítulos, 47 exercícios para fazer e 3 videoaulas para revisar. Muita coisa, certo? Diante disso tudo, o cérebro já treme, em pânico. O que fazer? Divida suas duas horas em quatro blocos menores de apenas 30 minutos de estudos – o estudo blocado, também chamado de Técnica Pomodoro. Tem muitos exercícios para fazer? Foque nos principais, selecione uma quantidade menor e estabeleça a meta de fazer só cinco dos exercícios. Tem quatro capítulos para ler? Estabeleça a missão de ler apenas metade do primeiro capítulo por enquanto... ou seja, não mire no resultado, mire no processo. Dessa forma, de pouco em pouco, você vai fazendo. Talvez hoje você acabe só fazendo esse pouquinho mesmo, mas amanhã você percebe que deu conta desse pouquinho e resolve fazer mais. E no outro dia, mais. Assim, aos poucos, você vai vencendo a resistência do cérebro preguiçoso... vai enganando ele.

Isso também funciona para lavar louça, já experimentou? Você tem a louça da casa toda para lavar e resolve que vai lavar só um copo, um prato e uma faca. Cumprida essa rápida missão, você pensa em lavar logo mais dois pratos... afinal, você já está com a mão na massa.

E sem perceber, quando se dá conta, a louça toda já acabou. Missão cumprida. E nem era tanta louça assim...

0 visualização

VOCÊ SABE ESTUDAR?

VOCÊ QUER TER RESULTADOS COM SEUS ESTUDOS?

ENTÃO ESTUDE CERTO E APRENDA MAIS!

Aprender a estudar deveria ser uma das 'disciplinas' mais importantes das escolas, mas essa não é a realidade. Essa lacuna na educação formal tem criado gerações de estudantes que não sabem estudar.

E é por isso que estamos aqui.

  • Instagram - Cinza Círculo
  • YouTube - círculo cinza
  • Facebook - círculo cinza

Capacitação para estudantes

Profissionalização do ofício do estudo

Conscientização em autonomia de aprendizagem

Inovação em educação

Treinamento em metodologias de estudo e estratégias de aprendizagem

Neurociência aplicada ao contexto acadêmico

Brain-Based Learning como instrumentalização em aprendizagem

- - -

APRENDA MAIS | TIAGO BENEDETTI

Email contato@cursoaprendamais.com.br

Telefone (68) 99949-2768 (WhatsApp)

Rio Branco | Acre | Brasil | 2020