• Tiago Rodrigues Benedetti

A tragédia do (bom) estudante



Estudar é um investimento. Envolve tempo, energia, recursos e, por vezes, alguns sacrifícios. E como todo investimento, existe uma possibilidade de retorno mas também um risco de poucos resultados ou até de de prejuízos. Sendo assim, quando o estudo pode ser uma tragédia? Te digo por experiência, como professor há mais de uma década, que essa tragédia é bem comum. Vou te contar...


A tragédia do estudante é o resultado negativo daquele que realmente e sinceramente se esforçou. Acontece muito. Estudantes gastam dinheiro com material didático, ferramentas de estudo, cadernos e canetas, cursos restritos e caros... dedicam tempo, energia e deixam de lado muitas coisas relevantes - vida social, lazer e atividade física. Apesar de tudo isso, seguem firme na rotina de estudo motivados por um desejo maior - provas, vestibulares, concursos, desenvolvimento pessoal - cada estudante tem seu motivo para estudar.


E é bem aí que mora a tragédia. Tanto investimento, tanto tempo e tanta energia para NADA. Não passam, não conseguem, não aprendem. Claro que este 'nada' é muito relativo, afinal, todo mundo aproveita alguma coisa e aprende alguma coisa do que estuda. Mas não estamos aqui para falar de alguma coisa ou de algum mínimo retorno. A tragédia é que muitos estudantes estudam errado, investem errado, leem errado e depois de tanto tempo, quase não percebem retorno. Mas não porque não tentaram, e sim porque tentaram ERRADO. Esta é a tragédia... é o estudante que estuda, mas estuda errado.


E o que vem depois? Depois de tanto tempo e de tanta energia investidos em estudos sem retorno, o que acontece? Acontece a angústia e a sensação de amargor que faz o estudante não gostar de estudar. E quem não gosta de estudar... quantas oportunidades perdidas, não é mesmo?


A tragédia está aí... uma pessoa que tinha vontade, tinha garra, tinha real interesse mas perdeu tudo isso por falta de orientação, por falta de instrução. Estudar sem saber como estudar e desistir de estudar é a tragédia do bom estudante. E a tragédia maior é que isso acontece todos os dias, em todas as escolas, em quase todas as salas de aula e em quase todas as mesas de estudo.

65 visualizações

VOCÊ SABE ESTUDAR?

Aprender a estudar deveria ser uma das MATÉRIAS mais importantes das instituições de ensino, afinal, do que adianta estudar muito se você estuda do jeito errado? Essa lacuna na educação formal tem criado gerações de estudantes que não sabem estudarE é por isso que estamos aqui.

  • Instagram - Cinza Círculo
  • YouTube - círculo cinza
  • Facebook - círculo cinza

Capacitação para estudantes

Profissionalização do ofício do estudo

Conscientização em autonomia de aprendizagem

Inovação em educação

Treinamento em metodologias de estudo e estratégias de aprendizagem

Neurociência aplicada ao contexto acadêmico

Brain-Based Learning como instrumentalização em aprendizagem

- - -

APRENDA MAIS | TIAGO BENEDETTI

Email contato@cursoaprendamais.com.br

Telefone (68) 99949-2768 (WhatsApp)

Rio Branco | Acre | Brasil | 2020