• Tiago Rodrigues Benedetti

Princípios e métodos para fazer boas anotações de estudo

Atualizado: 16 de Dez de 2021

As anotações de estudo que você faz servem para alguma coisa ou são apenas para você perder seu tempo?


ANOTE AÍ NO SEU CADERNO:

"O lápis mais fraco é melhor do que a memória mais forte."


Fazer anotações de estudo é algo que divide os estudantes. Há quem diga que funciona, há quem diga que não funciona. Eu sou do time que afirma (com convicção) que as anotações funcionam sim, desde que você saiba como fazer (boas) anotações de estudo, do jeito certo dentro do contexto certo.


E para ajudar você, estudante, nessa descoberta das (boas) anotações, vou publicar uma série (bem longa) de aulas sobre práticas de estudo baseadas em 19 métodos para compor as suas anotações de estudo.


Essa primeira aula de introdução, aqui embaixo, é sobre isso, sobre os princípios gerais para você fazer boas anotações e CONVERTER seu tempo de estudo em aprendizagem. Quem não sabe fazer anotações enche o caderno, mas não enche o cérebro.


ANOTE AÍ NO SEU CADERNO:

"Nossos pensamentos são formados por palavras. Se nos faltam palavras para dizer, também nos faltam palavras para pensar."


PRINCÍPIOS PARA FAZER BOAS ANOTAÇÕES DE ESTUDO

Esse é o primeiro vídeo de uma série de vídeos que vou chamar de "PRÁTICAS DE ESTUDO". Nessa série em forma de "módulo de aulas" eu vou te mostrar como fazer anotações de estudo a partir de 19 técnicas de anotações, dentro da minha prática e da minha experiência como professor, estudante e orientador de estudo.


Nessa série eu vou publicar duas aulas por semana, com teoria, prática e correção. Ao longo dessa série eu vou te ensinar a fazer anotações práticas de estudo para que você tenha maior facilidade para converter suas anotações em aprendizagem. Tudo de forma prática e realista, mas do meu jeito, com as minhas considerações, sem me apegar a referências bibliográficas.


Você vai aprender técnicas para anotações rápidas e superficiais, mas também vai aprender como lidar com conteúdos complexos e profundos.


ANOTE AÍ NO SEU CADERNO:

"Ninguém conserva por toda a vida os seus cadernos, mas é de se esperar que todos conservem por toda a vida aquilo que puderam adquirir pelo trabalho em seus cadernos."


19 MÉTODOS PARA FAZER ANOTAÇÕES DE ESTUDO


Para te ajudar a acompanhar e revisar essas aulas, vou compartilhar o quadro de aula que fiz utilizando o Microsoft Whiteboard: Por sinal, sabe qual método utilizei para compor esse resumo? Um dos meus favoritos, o mapa mental!

COMO ACOMPANHAR ESSA SÉRIE DE AULAS SOBRE ANOTAÇÕES E PRÁTICAS DE ESTUDO?


Para cada uma das técnicas de anotações, vou publicar uma aula completa de TEORIA, uma aula de ATIVIDADE PRÁTICA e uma aula final de CORREÇÃO da atividade. As aulas serão publicadas duas vezes por semana, toda terça e sexta-feira, até que a série esteja completa.


Para as aulas práticas, vou propor algumas atividades baseadas em uma apostila que vai ficar disponível em PDF pelo meu Google Drive. Você vai poder baixar a apostila, fazer a atividade prática e depois assistir a minha aula de correção para que você possa fazer a sua autocorreção.


QUAIS MÉTODO DE ANOTAÇÕES SERÃO APRESENTADAS NESSA SÉRIE?


Eu vou publicar as aulas sobre métodos de anotações seguindo uma sequência lógica e didática, em que um método serve de base para o próximo, por isso, é importante você acompanhar todos na sequência que eu proponho.


01 Tópicos numerados

02 Resumos de síntese (S1C e S2C)

03 Resumo por palavra-chave (RPPC)

04 Checklist conceitual

05 Mapa mental

06 Sketching

07 Ficha mental

08 Tabelas

09 Método Cornell

10 Sumarização progressiva - Zettelkasten

11 Linha do tempo

12 Caixa de texto

13 Diagrama de Ishikawa

14 Organograma

15 Fluxograma

16 Fichamento

17 Mapa conceitual (EXTRA)

18 Infográficos (EXTRA)

19 Senso comum imagético (EXTRA)

20 Sublinhado ativo (EXTRA)


QUANDO ESSES VÍDEOS SERÃO PUBLICADOS?


Temos uma longa série de aulas pela frente. A meta é publicar duas aulas por semana, uma na terça e outra no sexta-feira, sempre pela manhã. Depois que eu publicar o material no meu canal do YouTube, eu vou trazer esse conteúdo adaptado (e melhorado) aqui para as publicações do blog.


Por isso, inscreva-se no Canal do Aprenda Mais no YouTube e assine a newsletter do Blog para receber as nossas atualizações diretamente no seu e-mail, assim você não corre o risco de perder nada!


QUAL É O OBJETIVO DESSAS AULAS SOBRE ANOTAÇÕES?


O objetivo maior é aumentar o seu repertório de técnicas e estratégias de anotações de estudo. Mas além disso, meu objetivo aqui é quebrar aquela objeção que muitos estudantes têm de que fazer anotações é perda de tempo. Fazer anotações só é perda de tempo para quem NÃO SABE quando e como fazer anotações.


ANOTE AÍ NO SEU CADERNO:

"Estudar fazendo anotações é como aprender visualizando os seus próprios pensamentos."


O meu objetivo, com essa série de aulas, é ajudar você nessa melhor visualização dos seus próprios pensamentos, favorecendo a sua aprendizagem, acima de tudo.


Se quiser checar todas essas aulas de uma vez, você pode também acessar o MÓDULO GRATUITO do Curso SAPIENS, o curso sobre escolarização da aprendizagem mais completo do APRENDA MAIS. Para acessar esse módulo gratuito com todas as aulas e materiais do módulo de ANOTAÇÕES, basta acessar esse link se cadastrar gratuitamente na plataforma da Hotmart.


Você tem uma conta no Instagram? Então me segue por lá no @cursoaprendamais para acompanhar minhas atividades e recomendações para tornar a sua rotina de estudo melhor e mais efetiva.


Se tiver algum comentário a fazer, fale comigo no espaço de COMENTÁRIOS aqui desse post ou mande um Direct lá pelo Instagram do Aprenda Mais. Será um prazer conversar com você sobre métodos de estudo e estratégias de aprendizagem.


- Tiago Benedetti

55 visualizações0 comentário