• Tiago Rodrigues Benedetti

Ciclos de estudo para concursos públicos

A rotina de quem estuda para concursos públicos envolve vários desafios, e um deles é ORGANIZAR a rotina da melhor forma. Para isso, existem os ciclos de estudo, uma abordagem de estudo que relaciona tempo disponível, quantidade de disciplinas e pesos de edital.


Quer aprender a utilizar a abordagem do ciclo de estudo na sua rotina para se preparar para concursos públicos? Então me acompanhe aqui! Criei uma série de aulas com orientação e FERRAMENTAS para facilitar e acelerar o seu planejamento para concursos utilizando os ciclos de estudos.



Os ciclos de estudo são uma opção de organização para quem tem a rotina de estudo imprevisível ou dinâmica demais, em que nem sempre você tem uma hora certa para começar ou terminar de estudar. O ciclo serve para criar uma sequência de estudo em que cada disciplina do ciclo tem o seu tempo para acontecer. Nessa série de aulas, eu te mostro como organizar um ciclo de estudo do zero e depois te mostro como aprofundar e detalhar alguns pontos que exigem um pouco mais de cuidado. Vamos começar?


AULA 1

Ciclo de estudo para concursos: como funciona e como organizar um ciclo do zero


Dessa primeira aula, um ponto importante para organizar. Qual o seu critério de ciclo?


(A) Você vai considerar como ciclo um tempo de estudo fixo na sua semana?

(B) Você vai considerar como ciclo o estudo de todas as disciplinas dentro do tempo previsto de cada uma, leve o tempo que levar?


No caso do CICLO A, em que você tem um tempo fixo de estudo por semana, a gente considera que você vai estudar todas as disciplinas do ciclo dentro do tempo semanal previsto. Por exemplo, se você tem 20 horas para estudar 10 disciplinas na semana, vamos considerar que você vai conseguir cumprir essas 10 disciplinas em 20 horas em 1 semana.


No caso do CICLO B, em que você tem como meta estudar todas as disciplinas do ciclo dentro do tempo previsto, considerando o tempo que você venha a ter, o objetivo não é cumprir a semana, mas cumprir o ciclo, leve o tempo que levar. Por exemplo, se você tem que estudar 10 disciplinas por 2 horas cada uma, você vai levar 20 horas para cumprir o ciclo, podendo levar 1 semana para cobrir essas 20 horas, ou podendo levar 10 dias ou 15 dias... o importante é fechar o ciclo de 20 horas de estudo cobrindo as 10 disciplinas.


Pegou a diferença? No CICLO A a meta é cumprir o estudo na tempo definido, sendo um modelo de ciclo mais rígido, para quem tem a rotina mais previsível. No CICLO B a meta é cumprir o estudo, mas sem um prazo definido, sendo um modelo de ciclo mais flexível, para quem tem a rotina mais complicada ou imprevisível.


AULA 2

Ciclo de estudo para concursos: como calcular o tempo de estudo de cada disciplina considerando os pesos do edital



Para essa aula, deixei um material para DOWNLOAD. As planilhas que eu uso estão todas dentro de uma pasta no meu Google Drive. Basta acessar o link, abrir os arquivos em EXCEL e fazer o download para sua edição e uso pessoal. Vale lembrar que não adianta tentar editar a tabela online, nem adianta pedir permissão de edição. Para editar e fazer uso da planilha e editar os dados, você precisa fazer o DOWNLOAD do arquivo original em Excel.


DOWNLOAD DAS PLANILHAS DE ORGANIZAÇÃO


AULA 3

Ciclo de estudo para concursos: ciclo parcial integrado com rotina fixa de estudo



AULA 4

Ciclo de estudo para concursos: revisões cíclicas e resolução de questões



Mais uma vez, para essa aula, deixei um material para DOWNLOAD. As planilhas que eu uso estão todas dentro de uma pasta no meu Google Drive. Basta acessar o link, abrir os arquivos em EXCEL e fazer o download para sua edição e uso pessoal. Vale lembrar que não adianta tentar editar a tabela online, nem adianta pedir permissão de edição. Para editar e fazer uso da planilha e editar os dados, você precisa fazer o DOWNLOAD do arquivo original em Excel.


DOWNLOAD DAS PLANILHAS DE ORGANIZAÇÃO


Por fim, encerramos aqui a série de aulas e orientações sobre como estudar com ciclos de estudo para concursos públicos. Se tiver dúvidas e contribuições para fazer, deixe seu comentário nos vídeos do YouTube ou mande um Direct pelo Instagram do Aprenda Mais.


OFERTA ESPECIAL PARA CONCURSANDOS E CONCURSANDAS!


Se você viu a descrição dos vídeos no YouTube e prestou atenção no vídeo da AULA 4, deve ter visto que deixei uma condição especial para a compra do Curso SAPIENS, o curso mais completo do Aprenda Mais. O Sapiens é um curso de capacitação para estudantes e oferece um mergulho profundo em tudo o que se relaciona com a aprendizagem acadêmica. Para você que tem interesse no curso, deixei um valor diferenciado de aquisição. Para comprar agora mesmo o Curso SAPIENS por esse valor diferenciado, clique no link abaixo.


CURSO SAPIENS - OFERTA ESPECIAL


Ah, e se quiser saber mais sobre o que é o Curso SAPIENS, basta CLICAR AQUI.

40 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo