• Tiago Rodrigues Benedetti

Guia de utilização da Coletânea ENEM de Biologia

Atualizado: 8 de dez. de 2021

Se você comprou a Coletânea ENEM de Biologia, esse aqui é o seu guia de utilização para tirar o máximo proveito desse produto ACELERADOR de rotina de estudo para Biologia.


Para quem ainda não conhece, a Coletânea ENEM de Biologia é um catálogo em PDF com todas as 500 questões de Biologia já publicadas nas provas do ENEM (2009/2020). Todas as questões de biologia que já caíram no ENEM desde 2009 foram foram sistematicamente catalogadas, organizadas e agrupadas de acordo com as suas respectivas áreas, temas e assuntos. Dessa forma, com essa ferramenta, você vai poder acelerar seu estudo preparatório para biologia e crescer sua performance na área de Ciências da Natureza.

A Coletânea funciona como um cardápio que vai te ajudar a localizar as questões que você precisa fazer para aprender, revisar e consolidar os conteúdos de Biologia. Dessa forma, você vai acelerar seus estudos e potencializar seu rendimento para gabaritar as questões de Biologia na prova de Ciências da Natureza do ENEM.


O objetivo da Coletânea é facilitar a rotina de estudo preparatório de Biologia através das questões que já foram publicadas nas edições anteriores do ENEM. Para cumprir com esse objetivo, a Coletânea apresenta todas as 500 questões de biologia identificadas por ano de aplicação e edição, além de contar com um sistema de catálogo que sinaliza a área, o tema e o assunto de cada uma dessas 500 questões.


Dessa forma, se você quiser resolver as questões de fotossíntese, por exemplo, basta localizar essas questões pelo Sumário da Coletânea, onde as 12 questões sobre fotossíntese, publicadas em provas anteriores do ENEM, estarão agrupadas e catalogadas.


Esse post serve como um GUIA DE UTILIZAÇÃO para você tirar melhor proveito desse recurso. Se quiser baixar uma VERSÃO GRATUITA da Coletânea ENEM de Biologia (Edição 2020), basta CLICAR AQUI para acessar a versão free do e-book em PDF. Se quiser comprar a versão completa da Coletânea, basta CLICAR AQUI.


PARTE 1 - COMO UTILIZAR A COLETÂNEA ENEM DE BIOLOGIA PARA SE PREPARAR PARA AS PROVAS DO ENEM

PARTE 2 - O "SEGREDO" PARA SE PREPARAR PARA AS PROVAS DO ENEM


O "SEGREDO" para estudar e passar no ENEM é um título apelativo que muita gente usa na internet para impressionar seus seguidores. O fato é que não tem segredo, ou se tem, todo mundo conhece.


O problema é que a maioria dos estudantes até conhece o tal do "segredo para passar no ENEM", mas não sabe como executar o negócio... então, que tal aprender "O SEGREDO" e a EXECUÇÃO da fórmula mágica para arrebentar no ENEM? Prepare seu caderno, tem muuuuita coisa para você anotar e aprender!

Você deve ter percebido que as QUESTÕES do ENEM são uma espécie de RECURSO de trabalho para o estudante que está se preparando para a prova, não é? Isso significa que o GERENCIAMENTO do recurso é o ponto chave aqui. É como dinheiro, não adianta ter dinheiro se você não sabe gerenciar esse dinheiro - já ouviu falar nas pessoas que ganharam na loteria e perderam tudo, né?


Com o ENEM é mais ou menos a mesma coisa... para gerenciar bem o seu trabalho e o seu rendimento você precisa fazer uma espécie de "gestão de recursos", sendo que os mais valiosos são TEMPO e QUESTÕES.


Nessas aulas você aprendeu a perceber a DISTRIBUIÇÃO de uso de suas questões ao longo dos tempos de estudo, e justamente esse é o segredo. Agora que você sabe o SEGREDO do SEGREDO, tá na hora de partir para a ação, bora?


PARTE 3 - COMO SE PREPARAR PARA AS QUESTÕES DE BIOLOGIA COM AS QUESTÕES DE PROVAS ANTERIORES DO ENEM?

Como aproveitar cada exercício?


Um aspecto interessante a ser observado sobre o estudo e a prática do estudo a partir da resolução de exercícios é que cada um pode ser aproveitado de alguma forma que vai além do 'fazer pensar' e de tudo o que já mostrei até aqui. Alguns exercícios podem ser aproveitados de forma distinta, se você tiver consciência e estratégia, e o aproveitamento deles pode ser maior ainda. Sempre que fizer exercícios se pergunte "de que forma eu posso me aproveitar deste exercício?".


Vou te dar alguns exemplos utilizando como referência alguns exercícios retirados de provas do ENEM, mas que servem como premissa para qualquer caso.


EXERCÍCIO DE REVISÃO DE AULA E CONFRONTO DE CONCEITOS


ENEM 2017 PPL


Os sapos passam por uma metamorfose completa. Os girinos apresentam cauda e brânquias externas, mas não têm pernas. Com o crescimento e desenvolvimento do girino, as brânquias desaparecem, as pernas surgem e a cauda encolhe. Posteriormente, a cauda desaparece por apoptose ou marte celular programada, regulada por genes, resultando num sapo adulto jovem.


A organela citoplasmática envolvida diretamente no desaparecimento da cauda é o


a) ribossomo.

b) lisossomo.

c) peroxissomo.

d) complexo golgiense.

e) retículo endoplasmático.


COMO APROVEITAR ESTA QUESTÃO?


Nessa questão, a grande coisa é que as alternativas exigem que você saiba múltiplos conceitos de um mesmo assunto. Ao assinalar a alternativa correta (B) você deve rapidamente revisar os conceitos da outras alternativas sempre se perguntando por que aquela alterativa está errada ou então qual seria a alteração no enunciado que faria uma determinada alternativa errada ser considerada correta. Por exemplo, o que deveria mudar na questão para que a resposta certa fosse a alternativa A? Esse esforço vai exigir de você pensamento criativo e raciocínio amplo, o que certamente vai favorecer a sua aprendizagem.


EXERCÍCIO DE REVISÃO AMPLA COM MÚLTIPLOS CONTEÚDOS RELACIONADOS


ENEM 2017


A terapia celular tem sido amplamente divulgada como revolucionária, por permitir a regeneração de tecidos a partir de células novas. Entretanto, a técnica de se introduzirem novas células em um tecido, para o tratamento de enfermidades em indivíduos, já era aplicada rotineiramente em hospitais. A que técnica refere-se o texto?


a) Vacina.

b) Biópsia.

c) Hemodiálise.

d) Quimioterapia.

e) Transfusão de sangue.


COMO APROVEITAR ESTA QUESTÃO?


A questão anterior se referia a um único conteúdo, bem específico (organelas celulares) e um professor poderia explicar as demais alternativas da questão em poucos minutos. Nesta questão a coisa é um pouco diferente, pois cada uma das alternativas representa uma temática completamente distinta. A alternativa A (vacina) se refere ao conteúdo de proteínas e sistema imunológico, a alternativa B (biópsia) se refere ao conteúdo de histologia animal, a alternativa C (hemodiálise) se refere ao conteúdo de sistema renal e cardiovascular humano... e assim por diante. Moral da história - ao utilizar esta questão você precisará revisar e cruzar MÚLTIPLOS conteúdos, o que vai exigir um baita trabalho. Como resultado desse esforço, você vai acabar percebendo conexões entre conteúdos que normalmente você não associaria em seus estudos.


EXERCÍCIO PARA RESGATE DE TERMOS OBSCUROS


ENEM 2017


Os botos cinza (Sotalia guianensis) mamíferos da família dos golfinhos, são excelentes indicadores da poluição das áreas em que vivem pois passam toda a sua vida – cerca de 30 anos – na mesma região. Além disso, a espécie acumula mais contaminantes em seu organismo, como o mercúrio, do que outros animais da sua cadeia alimentar.


Os botos cinza acumulam maior concentração dessa substancias porque


a) são animais herbívoros.

b) são animais detritívoros.

c) são animais de grande porte.

d) digerem o alimento lentamente

e) estão no topo da cadeia alimentar.


COMO APROVEITAR ESTA QUESTÃO?


Nesta questão o alvo de aproveitamento pode ser o termo 'detritívoros' ali na alternativa B. Este termo, em biologia, costuma ser trabalhado rapidamente nas aulas de ecologia. Mas como apareceu nessa questão, este termo obscuro e pouco trabalhado nos materiais do ensino médio pode ser explorado mais profundamente com uma rápida pesquisa na internet, por exemplo. Questões que trazem termos novos e pouco usuais são oportunas para esse tipo de trabalho de vocabulário expandido.


EXERCÍCIO PARA APROVEITAMENTO DE RECURSOS


ENEM 2016 PPL


Os seres vivos mantêm constantes trocas de matéria com o ambiente mediante processos conhecidos como ciclos biogeoquímicos. O esquema representa um dos ciclos que ocorrem nos ecossistemas.

O esquema apresentado corresponde ao ciclo biogeoquímico do(a)


a) água.

b) fósforo.

c) enxofre.

d) carbono.

e) nitrogênio.


COMO APROVEITAR ESTA QUESTÃO?


Nesta questão o ponto de aproveitamento é bem direto - o esquema de resumo apresentado no enunciado. Certos conceitos são normalmente explanados e apresentados por meio de esquemas e infográficos. Alguns são tão bem construídos que merecem ser capturados e deixados em seus cadernos e anotações. Ao se deparar com esquemas como este apresentado na questão, aproveite e registre para uso posterior, utilize como referência para construir ou até corrigir os seus próprios esquemas.


Estes são alguns dos exemplos que julguei pertinentes para ilustrar o que eu quis apontar como "aproveitamento de questões". Sempre que resolver um exercício procure extrair o que for possível para beneficiar sua aprendizagem e favorecer suas anotações, revisões e aprofundamentos. E você, tem alguma sugestão sobre como aproveitar melhor as suas questões? Se tiver, deixe um comentário!


Por fim, esse é nosso GUIA DE UTILIZAÇÃO da Coletânea ENEM de Biologia. O objetivo da Coletânea é facilitar a rotina de estudo preparatório de Biologia através das questões que já foram publicadas nas edições anteriores do ENEM. Para cumprir com esse objetivo, a Coletânea apresenta todas as 500 questões de biologia identificadas por ano de aplicação e edição, além de contar com um sistema de catálogo que sinaliza a área, o tema e o assunto de cada uma dessas 500 questões.


Dessa forma, se você quiser resolver as questões de fotossíntese, por exemplo, basta localizar essas questões pelo Sumário da Coletânea, onde as 12 questões sobre fotossíntese, publicadas em provas anteriores do ENEM, estarão agrupadas e catalogadas.


COM A COLETÂNEA ENEM DE BIOLOGIA, VOCÊ SERÁ CAPAZ DE:


• Localizar e identificar todas as questões de Biologia do ENEM por área, tema e assunto.

• Facilitar e acelerar a sua rotina de estudo na disciplina de Biologia para o ENEM.

• Verificar as estatísticas das questões de Biologia do ENEM, tornando a sua rotina de estudo mais efetiva.


RECURSOS DA COLETÂNEA ENEM DE BIOLOGIA


• E-book em PDF com todas as 500 questões de Biologia do ENEM com gabarito.

• E-book em PDF com todas as 500 questões de Biologia do ENEM sem gabarito.

• E-book em PDF com todas as 500 questões de Biologia do ENEM com gabarito em versão gráfica mais simples para impressão.


Quer adquirir agora mesmo a sua Coletânea para gabaritar as questões de Biologia da prova de Ciências da Natureza do ENEM? Então clique aqui para COMPRAR A COLETÂNEA ENEM DE BIOLOGIA.

Tags:

12 visualizações0 comentário