• Tiago Rodrigues Benedetti

Como ESTUDAR e APRENDER os conteúdos da escola?



Uma rotina de estudo eficiente envolve a realização de etapas que favorecem a sua aprendizagem, sendo que uma parte dessas etapas ocorre na sua escola e outra parte dessas etapas ocorrem na sua casa. Você pode começar o processo de estudo de um conteúdo da escola com uma rápida ANTECIPAÇÃO de conteúdo, antes da aula, utilizando resumos do capítulo dos seus livros e apostilas ou usando aulas resumidas no YouTube, por exemplo. Fazendo essa antecipação, sua aula na escola vai ficar mais fácil e proveitosa.


Chegando na escola, você tem suas aulas. É importante aproveitar a AULA para aprender o máximo que você puder, prestando atenção, tirando suas dúvidas, fazendo as atividades solicitadas pelo professor e criando as suas anotações no CADERNO. Aproveite seu caderno para copiar as anotações do quadro, para registrar suas ideias e conclusões sobre o conteúdo da aula e para anotar algumas explicações e dicas do professor. Se você fizer tudo isso, seu aproveitamento da aula vai ser melhor e seu rendimento nos estudos vai aumentar.



Um UPGRADE necessário aqui - no caso da pandemia e da suspensão das aulas, o que muda nesse ponto? Nada! O papel de transmissão das aulas (síncronas ou assíncronas) continua sendo da escola. Comporte-se em casa como se você estivesse na escola no que diz respeito ao contexto do "aula é papel da escola" e "estudo é papel do estudante". Claro que aqui existe um mundo de dificuldades no que diz respeito a estudantes que estão sem acesso às aulas remotas, mas vamos considerar aqui o cenário em que o estudante tem, mesmo na pandemia, acesso escolar com aulas transmitidas ao vivo ou gravadas em plataformas. De uma forma ou de outra, a aula é o "produto" que direciona o estudo do aluno, pelo menos dentro do contexto aqui abordado.



Depois das aulas, voltando para casa, você precisa estudar os conteúdos do dia. Para isso você deve fazer uma rápida RETOMADA do conteúdo da aula lendo o seu caderno de aula para lembrar rapidamente do conteúdo e deixar seu cérebro “no ponto” para começar a estudar. Se você tiver tempo, aproveite para reler rapidamente os resumos dos conteúdos prévios que podem te ajudar a entender melhor o conteúdo atual. Revisar conteúdos prévios ajuda na aprendizagem de conteúdos novos.


Em seguida você deve fazer a leitura do seu material de estudo (livro, apostila, texto...) para criar um RESUMO do conteúdo estudado. Desenvolva a habilidade de ler e criar anotações ao mesmo tempo para ganhar mais produtividade. Para fazer o seu resumo você pode usar caderno com pauta, folhas brancas, fichas e qualquer outro material que você preferir. E como fazer os seus resumos? Você pode usar resumos escritos tradicionais ou mapas mentais, tabelas, listas, desenhos e esquemas diversos.


Na sequência, faça sua tarefa de casa através da resolução de EXERCÍCIOS dos materiais entregues e recomendados pelos professores e aproveite seus erros e suas dúvidas para melhorar o seu resumo. Lembre-se que a realização dos exercícios é fundamental para fixar os conteúdos e ajustar informações nas suas anotações.


Depois de construir os seus resumos, você vai poder utilizar eles para fazer REVISÕES que vão te ajudar a memorizar os conteúdos da escola. Além disso, você deve usar seus resumos para se preparar para as provas e os simulados da sua escola sem ter que estudar tudo de novo. Para cada vez que fizer suas revisões, aproveite para fazer mais alguns exercícios e melhorar suas anotações para ter um material de revisão cada vez mais completo e eficiente.


No fim das contas, o que significa estudar? Estudar não é apenas ir para a escola, acompanhar as aulas e ler seus livros, estudar significa participar de todas as etapas e produzir resumos e materiais que servem como registro de tudo o que você fez. Estudar significa construir seu próprio conhecimento através da construção dos seus próprios “produtos” de estudo através da teoria e da aplicação prática da teoria. Tendo esse cuidado e essa consciência, você aos poucos vai deixar de apenas “estudar” e vai transformar suas sessões de estudo em sessões de aprendizagem. Estude certo e aprenda mais.




56 visualizações

VOCÊ SABE ESTUDAR?

Aprender a estudar deveria ser uma das MATÉRIAS mais importantes das instituições de ensino, afinal, do que adianta estudar muito se você estuda do jeito errado? Essa lacuna na educação formal tem criado gerações de estudantes que não sabem estudarE é por isso que estamos aqui.

  • Instagram - Cinza Círculo
  • YouTube - círculo cinza
  • Facebook - círculo cinza

Capacitação para estudantes

Profissionalização do ofício do estudo

Conscientização em autonomia de aprendizagem

Inovação em educação

Treinamento em metodologias de estudo e estratégias de aprendizagem

Neurociência aplicada ao contexto acadêmico

Brain-Based Learning como instrumentalização em aprendizagem

- - -

APRENDA MAIS | TIAGO BENEDETTI

Email contato@cursoaprendamais.com.br

Telefone (68) 99949-2768 (WhatsApp)

Rio Branco | Acre | Brasil | 2020