• Tiago Rodrigues Benedetti

Como você NÃO deve estudar

Esse não é o tipo de escrita e abordagem que eu gosto de fazer, mas percebo que muitas vezes mostrar como NÃO FAZER uma coisa pode ter impactos mais significativos do que mostrar como fazer algo do jeito certo. Por isso, queria te falar um pouco sobre como NÃO estudar para que você possa refletir sobre as suas estratégias e abordagens de estudo.


Essa é sua imagem pessoal estudando? Tem algo errado...

Para termos uma base de referência, vou considerar aqui o cenário de um aluno/estudante que está vinculado a algum tipo de aula, seja presencial ou online. Vamos pensar naquela pessoa que vai para a aula e depois estuda do jeito errado.


O QUE NÃO FAZER NA AULA


Muitos estudantes não entendem o papel de uma aula e a função do professor. Uma aula é um momento de entendimento, de facilitação. Ao prestar atenção a uma aula, você consegue passar pela barreira do ENTENDIMENTO.


Entendendo alguma coisa você consegue aprender aquela coisa.


O professor está ali para te ajudar nesse processo e FACILITAR seu entendimento para depois facilitar a sua aprendizagem. O que NÃO FAZER numa aula?


Não perca tempo anotando TUDO, cada detalhe de tudo o que o professor fala. Isso vai desviar sua atenção da linha de raciocínio. Em vez disso, registro tópicos e conclusões e aqueles esqueminhas que os professores fazem nos quadros. Mas essencialmente, não perca seu tempo registrando tudo que é dito/escrito numa aula, senão você não consegue o principal, que é ENTENDER o conteúdo da aula.


  • Não anote tudo. Preste mais atenção.

  • Não copie tudo que o professor fala. Anote SUAS ideias.

  • Não pense que a aula vai resolver sua vida. A aula vai ajudar no seu estudo.

  • Não trate a aula como o elemento mais importante da sua aprendizagem.


O QUE NÃO FAZER NO ESTUDO


O que não fazer? Só estudar. Pois é, ao estudar você não deve se limitar a 'só estudar' daquele jeito basicão em que você fica lendo e anotando e resumindo e fazendo mapas mentais e lendo mais ainda. Se a aula serviu para você entender um conteúdo, o estudo serve para você ajustar esse entendimento por meio de leitura e anotações para depois TESTAR esse entendimento por meio de exercícios práticos.


Ou seja, não se limite a teoria. O alvo de todo estudante deve ser a prática, o estudo por resolução de questões, de situações problemas ou de estudos de caso. O fato é que você tem que desenvolver habilidades em termos de fazer alguma coisa com tudo aquilo que você estudou, e no campo dos estudos acadêmicos para escola, vestibular, concursos e outros cenários, o campo da prática se faz pela resolução de exercícios.


Então não fique só na teoria. Use sim UM POUCO de teoria derivada da sua aula para passar a maior parte do tempo trabalhando com prática. Travou na prática? Volte para a teoria, mas não se demore muito não... assim que puder, volte para a prática.


  • Não estude apenas teoria. Faça exercícios práticos.

  • Não use todo seu tempo em leitura. Organize leitura, anotações e prática.

  • Não gaste horas e mais horas estudando como se a aula não tivesse existido. A aula é seu roteiro de estudo.

  • Não pense que você precisa saber todo o conteúdo. As questões vão te guiar sobre o que é que você precisa saber mais sobre o conteúdo.


RESUMINDO


Não vá para aula para não prestar atenção. Não estude só teoria e ignore a prática. A aula deve servir de roteiro para você saber o que estudar e o quanto aprofundar. E, mais uma vez, considere que tudo isso aqui é referente especificamente para quem faz o que chamamos de ESTUDO PREPARATÓRIO, para quem está visando uma prova, um vestibular, o ENEM, um concurso público.

0 visualização

VOCÊ SABE ESTUDAR?

VOCÊ QUER TER RESULTADOS COM SEUS ESTUDOS?

ENTÃO ESTUDE CERTO E APRENDA MAIS!

Aprender a estudar deveria ser uma das 'disciplinas' mais importantes das escolas, mas essa não é a realidade. Essa lacuna na educação formal tem criado gerações de estudantes que não sabem estudar.

E é por isso que estamos aqui.

  • Instagram - Cinza Círculo
  • YouTube - círculo cinza
  • Facebook - círculo cinza

Capacitação para estudantes

Profissionalização do ofício do estudo

Conscientização em autonomia de aprendizagem

Inovação em educação

Treinamento em metodologias de estudo e estratégias de aprendizagem

Neurociência aplicada ao contexto acadêmico

Brain-Based Learning como instrumentalização em aprendizagem

- - -

APRENDA MAIS | TIAGO BENEDETTI

Email contato@cursoaprendamais.com.br

Telefone (68) 99949-2768 (WhatsApp)

Rio Branco | Acre | Brasil | 2020