• Tiago Rodrigues Benedetti

Estudar é um privilégio



Estudar é um privilégio. Estudar é INVESTIR na sua própria vida e esta é uma OPORTUNIDADE valiosa demais para ser desperdiçada. Valorize os seus estudos e, com isso, aprenda mais.


Estou escrevendo e publicando este texto em maio de 2020, em meio ao período de pandemia e suspensão das aulas presenciais por conta da COVID-19. Neste momento ficou ainda mais escancarado (pela desigualdade social) o privilégio que é poder estudar. Quantas pessoas estão sem acesso a livros, sem acesso a aulas, sem acesso a pesquisa, sem acesso aos professores e instrutores neste momento de distanciamento social?


Quantas pessoas estão com o processo formal de estudo e aprendizagem paralisados em função da ausência de livros, apostilas, cadernos e outros recursos? Por mais que a Constituição afirme que a educação é um direito de todos, o que estamos observando atualmente é que o Estado não tem condições (ou interesse) em promover este acesso à educação.


E isso, mais uma vez, reforça que estudar é um privilégio para aqueles que têm mais recursos como aulas remotas, ensino à distância, monitoria online, feedback de correção e tantos outros elementos de suporte.


Não é todo mundo que têm condições de estudar. Mesmo em tempos normais, antes da pandemia de COVID-19, muita gente não tinha a oportunidade de estudar por ter que trabalhar, por ter que ajudar em casa ou por tantos outros motivos. O que mudou com a pandemia foi que tudo ficou ainda mais explícito.


E aqui fica meu apelo. Se você pode estudar, estude. Você tem o privilégio de se desenvolver enquanto pessoa, de se desenvolver cognitivamente e, no futuro, como consequência disso, você provavelmente vai ter mais OPÇÕES DE POSSIBILIDADES e de escolhas profissionais em função da sua aprendizagem. Aos que não tiveram acesso aos estudos, a vida provavelmente vai oferecer o que sobrou dentre as possibilidades. Para você que estuda (e aprende), a vida vai te brindar com POSSIBILIDADES de escolhas que muitos não terão. Por isso, escolher alguns dos caminhos da sua vida também é um baita privilégio. Saiba que muita gente é obrigada a seguir por caminhos sem ter qualquer condição de escolha.


Reconheça o estudo e a aprendizagem como uma OPORTUNIDADE. Uma oportunidade é uma ocasião favorável para tomar uma atitude ou realizar uma ação que vai te gerar um retorno positivo. Se a sua educação é um (bom) investimento, ela vai te dar algum retorno, não tenha dúvidas disso.


Se puder, estude. Se conseguir, aprenda. Se puder, ensine e compartilhe o que você aprendeu. Se estudar (e aprender) é um privilégio, compartilhar o que você aprendeu é uma retribuição.

347 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo