• Tiago Rodrigues Benedetti

Teste de Inteligência

Atualizado: 18 de Jul de 2020

Preciso começar este texto corrigindo o título da publicação. Não é um teste de inteligência, mas de inteligências, no plural. Melhor ainda, o que você vai fazer aqui é um teste de INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS. Não se preocupe, o resultado não vai dizer "você é burro" ou "você é mais ou menos inteligente". Não é assim que funciona.


Para fazer o teste você precisa antes, assistir a um vídeo que eu publiquei no YouTube. Depois disso, você deve baixar uma planilha com o teste e preencher os valores de cada pergunta. Assim, você terá seu resultado e poderá entender quais são as suas inteligências e de que forma você pode personalizar os seus estudos para estudar melhor e melhor seu rendimento em aprendizagem.


AULA DE INTRODUÇÃO AO TESTE


Agora que você viu a aula, precisa fazer o teste. Para isso, CLIQUE AQUI para fazer o download da planilha em Excel. Ao realizar o teste pela planilha, seus resultados apontarão seu perfil de inteligências múltiplas. Depois disso, ciente do seu perfil, você deve checar as próximas aulas que abordam, uma por uma, cada tipo de inteligência.

Como você deve ter percebido, este teste não é um teste 'DE VERDADE' com valor diagnóstico que vai de fato dizer quais seus tipos de inteligências. Ele é uma forma de te fazer pensar conscientemente sobre as características gerais de cada suposto modelo de inteligência e de que forma tudo isso se desenvolve na nossa rotina de estudo e aprendizagem. Perceba que trazendo essa reflexão para a consciência (ativando a inteligência intrapessoal) você será capaz de fazer melhor o que você já faz rotineiramente. Este é o objetivo, afinal.


Se você gosta deste tema, recomendo que conheça a obra de Howard Gardner e os desdobramentos (e atualizações) da sua teoria. Um bom início é fazer a leitura da obra 'INTELIGÊNCIA: UM CONCEITO REFORMULADO'.


Agradeço por você ter chegado até aqui e por ter participado do 'teste'. Se este conteúdo te ajudou de alguma forma, compartilhe com seus amigos. Siga firme na sua rotina de estudo e, lembre-se: estude certo e aprenda mais.



GARDNER, Howard. Inteligência: um conceito reformulado. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

1,850 visualizações0 comentário