• Tiago Rodrigues Benedetti

Nível de Estudante

O ser humano consegue entender melhor algumas coisas quando CLASSIFICAMOS e DELIMITAMOS algumas ideias. Então, que tal brincar com isso? Para falar de progresso de estudo e desenvolvimento de habilidades com meus alunos, decidi criar uma ESCALA DE NÍVEIS DE ESTUDANTES. Definimos alguns parâmetros e características e daí criamos uma listagem descritiva dos níveis de 1 até 10.



E aí, diante de uma condição de autoavaliação e classificação, como você se classifica enquanto estudante? Afinal, qual é o seu NÍVEL DE ESTUDANTE? Faça sua autoavaliação e deixe suas impressões lá no espaço de comentários. E depois reflita... o que você faria para PASSAR DE NÍVEL e seguir o seu progresso rumo aos níveis mais altos de estudo?


1. ESTUDANTE INCONSCIENTE é aquele que não sabe estudar, nem quer saber como estudar e acha que estudar é perder tempo. Apresenta rendimento baixo em avaliações.

2. ESTUDANTE DESORIENTADO é aquele que até estuda alguma coisa, mas só o que gosta, somente quando é obrigado e mesmo assim estuda do jeito errado e sem nenhum rendimento. Apresenta rendimento baixo em avaliações.

3. ESTUDANTE SOBREVIVENTE é o clássico estudante que não tem nenhuma orientação mas tenta sobreviver aos estudos motivado apenas por provas e trabalhos que valem algum ponto. Apresenta rendimento baixo em avaliações.

4. ESTUDANTE PROVEIRO é aquele que só 'estuda' quando tem prova e que ainda confunde estudar com decorar conteúdos. Apesar de tudo, já tem alguma noção de como memorizar conteúdos e, por isso, apresenta um rendimento mediano em algumas avaliações.

5. ESTUDANTE ORIENTADO é aquele que sabe alguma coisa sobre métodos de estudo e sabe que tem que estudar mas que ainda não estuda por conta própria porque ainda não entende a educação como um investimento. Apresenta rendimento mediano em avaliações.

6. ESTUDANTE CONSCIENTE é aquele que sabe a diferença entre ser aluno e estudante e que decidiu por ser um estudante porque reconhece que a educação é um investimento pessoal. Apresenta rendimento mediano em algumas avaliações, se destacando vez por outra em avaliações de conteúdos pelos quais tem mais afinidade.

7. ESTUDANTE ASCENDENTE é aquele que já tem noções básicas sobre métodos de estudo e organização, tirando proveito de todos os seus recursos para melhorar sua performance. Apesar do esforço, ainda está em desenvolvimento, por isso, ainda comete muitos erros estratégicos e metodológicos. Apresenta rendimento acima da média em avaliações.

8. ESTUDANTE PROFISSIONAL é aquele que tem capacidade plena de autoavaliação e sabe onde tem que melhorar e sabe o que fazer para estudar e aprender a maioria dos conteúdos pelos quais tem interesse. Apresenta rendimento acima da média em avaliações.

9. ESTUDANTE EXPERT é aquele que desenvolveu plena autonomia e tem consciência de todos os seus recursos e capacidades, sabendo como proceder em qualquer cenário de estudo com segurança e eficácia. Apresenta rendimento alto em avaliações.

10. ESTUDANTE METACOGNITIVO é aquele que conhece todas as suas capacidades cognitivas e que consegue gerenciar qualquer processo de aprendizagem com simplicidade e consciência, estudando e aprendendo por prazer, sabendo direcionar sua energia para aquilo que apresenta maior resultado. Costuma se destacar em muitas áreas e tem facilidade para aprender qualquer coisa. Apresenta rendimento perto do máximo em avaliações. Em processos seletivos, costuma ficar entre os primeiros colocados.

43 visualizações

VOCÊ SABE ESTUDAR?

Aprender a estudar deveria ser uma das MATÉRIAS mais importantes das instituições de ensino, afinal, do que adianta estudar muito se você estuda do jeito errado? Essa lacuna na educação formal tem criado gerações de estudantes que não sabem estudarE é por isso que estamos aqui.

  • Instagram - Cinza Círculo
  • YouTube - círculo cinza
  • Facebook - círculo cinza

Capacitação para estudantes

Profissionalização do ofício do estudo

Conscientização em autonomia de aprendizagem

Inovação em educação

Treinamento em metodologias de estudo e estratégias de aprendizagem

Neurociência aplicada ao contexto acadêmico

Brain-Based Learning como instrumentalização em aprendizagem

- - -

APRENDA MAIS | TIAGO BENEDETTI

Email contato@cursoaprendamais.com.br

Telefone (68) 99949-2768 (WhatsApp)

Rio Branco | Acre | Brasil | 2020