• Tiago Rodrigues Benedetti

Os significados de 'aprender'

Já parou para pensar que o nome deste curso é APRENDA MAIS e não ESTUDE MAIS? Então... o foco aqui não é estudar, é aprender! Estudante é quem estuda e aprendiz é quem aprende. Inevitavelmente, quando se aborda o estudo, devemos abordar também a aprendizagem. O conceito de aprender é muito complexo e exige muitas abordagens e pontos de vista. Como o objetivo do APRENDA MAIS é favorecer sua aprendizagem, entender o significado do aprender é fundamental para o andamento das nossas atividades. Vamos lá?



Sobre a aprendizagem, você acabou de ver uma aula de 5:51. Isso é pouco para tratar de um tema tão complexo. Gostaria de reforçar aqui que ao longo do curso vamos abordar várias vezes o conceito de APRENDER, sob várias óticas, inclusive. O estudo e a investigação sobre o que é a aprendizagem humana é alvo de pesquisadores e cientistas há muito tempo... e até hoje se discute o tema sem que exista um consenso. Aprender é atribuir um significado a alguma coisa. Aprender é também ressignificar alguma coisa que você já conhecia. Ou seja, no movimento da aprendizagem, a gente aprende e reaprende.


Do latim, apprehendere quer dizer apreender, conquistar. A origem etimológica da palavra estudar relaciona-se com studium, que do latim, significa trabalho, cuidado, aplicação do espírito para aprender. Então, estuda-se para aprender. Para efeitos de continuidade, vamos considerar a aprendizagem descrita neste curso como um PROCESSO que pode ser delimitado pelos seguintes fatores:



1. CONTEXTO DA APRENDIZAGEM

A aprendizagem acontece em vários contextos. Será considerada a aprendizagem formal do sujeito no contexto escolar.


2. MUDANÇA DO SUJEITO

A aprendizagem é mais que simples aquisição de conhecimento. Será considerado que a aprendizagem envolve um processo de mudança no indivíduo em relação ao que foi adquirido.


3. PERCEPÇÃO DA APRENDIZAGEM

A aprendizagem não pode ser percebida diretamente por não se ter acesso ao que foi aprendido no sujeito em observação. Será considerado que a aprendizagem pode ser observada pelo desempenho do sujeito, como uma resposta a um estímulo ou situação.


4. MATURAÇÃO DO SUJEITO

A aprendizagem está relacionada ao processo de maturação do sujeito. Será considerada a aprendizagem do sujeito que já chegou ao último estágio de desenvolvimento cognitivo (chamado de operatório-formal) e que já possui maior capacidade de complexificação de seus esquemas de pensamentos.


5. MEMORIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM

A aprendizagem está relacionada à capacidade de memorização. Será considerada a aprendizagem que, retida na memória, se relaciona a outras aprendizagens.


6. SIGNIFICADO E SIGNIFICÂNCIA

A aprendizagem precisa ter significado para o aprendiz. Será considerada a aprendizagem que, imbuída de significado e significância, fará parte do repertório de aprendizagens do aprendiz. A aprendizagem com significado gera motivação para a aprendizagem.



Para finalizar esta aula, vou deixar aqui algumas das concepções de aprendizagem que tenho utilizando para fundamentar o APRENDA MAIS ao longo das minhas leituras. Para cada nova concepção que eu abordar, vou atualizando aqui para você acompanhar. Então não deixe de voltar aqui de vez em quando!​ Você pode checar estas postagens sobre concepções e suas referências bibliográficas lá no Instagram do APRENDA MAIS.














0 visualização

VOCÊ SABE ESTUDAR?

VOCÊ QUER TER RESULTADOS COM SEUS ESTUDOS?

ENTÃO ESTUDE CERTO E APRENDA MAIS!

Aprender a estudar deveria ser uma das 'disciplinas' mais importantes das escolas, mas essa não é a realidade. Essa lacuna na educação formal tem criado gerações de estudantes que não sabem estudar.

E é por isso que estamos aqui.

  • Instagram - Cinza Círculo
  • YouTube - círculo cinza
  • Facebook - círculo cinza

Capacitação para estudantes

Profissionalização do ofício do estudo

Conscientização em autonomia de aprendizagem

Inovação em educação

Treinamento em metodologias de estudo e estratégias de aprendizagem

Neurociência aplicada ao contexto acadêmico

Brain-Based Learning como instrumentalização em aprendizagem

- - -

APRENDA MAIS | TIAGO BENEDETTI

Email contato@cursoaprendamais.com.br

Telefone (68) 99949-2768 (WhatsApp)

Rio Branco | Acre | Brasil | 2020