• Tiago Rodrigues Benedetti

Para aprender mais, pense como um professor


Quer melhorar seu rendimento nos estudos? Uma consideração sobre aprendizagem que é praticamente unânime e inquestionável entre todos os pesquisadores da área de ciência cognitiva é que A MELHOR FORMA DE APRENDER É ENSINANDO. Isso é fato!

Lousa de acrílico em tamanho A3

Mas se você não é professor ou monitor, se você não tem acesso à alunos, como fazer? Pelo menos PENSE COMO UM PROFESSOR. Como? Quando fizer suas anotações, utilize folhas de papel A4 brancas e sem pauta, imagine que elas são o seu quadro. Faça o seu 'quadro' imaginando que você está explicando aquele conteúdo para um 'aluno imaginário'. Ou, melhor ainda... se você tiver uns R$50,00 sobrando aí, compre (ou mande fazer) uma mini lousa branca de acrílico ou de resina. Eu tenho uma no tamanho de uma folha A3 e me serve muito bem para planejar meus quadros e praticar minhas anotações.


Fazendo dessa forma você estará exercitando seu pensamento e sua inteligência e trabalhar com um 'aluno imaginário' vai exigir um esforço de pensamento ativo que certamente vai potencializar ainda mais sua aprendizagem e sua consolidação de memória.


Não esqueça - a melhor forma de aprender é ensinar alguém.

Ensine mais e aprenda mais!

31 visualizações0 comentário