• Tiago Rodrigues Benedetti

Reta final para o ENEM 2021: O que fazer a partir de agora?

Estou escrevendo e publicando esse post do blog no dia 10 de outubro de 2021, ou seja, faltam 42 dias para as provas do ENEM 2021. Estamos em reta final, sabe o que isso significa?



Há poucos dias do ENEM, o que deve entrar no seu radar de atenção? Agora é hora de tomar muito cuidado com todos os conteúdos de valor que você acumulou até aqui e sistematizar revisões com mais frequência na sua rotina.


Nesse ponto da jornada você tem muito mais conteúdos no seu passado do que no seu futuro. Por isso, agora, já é hora de reduzir os simulados avaliativos e trabalhar em simulados revisionais. Resgate os conteúdos que você viu no início da sua jornada em 2021.


Como fazer boas revisões?


Para isso, recomendo que use o que a gente chama de “prática deliberada” e resolva questões do ENEM (ou de bancas que te ajudam no ENEM, vou deixar umas sugestões ali no final do texto) sobre temas que você já estudou num passado mais distante. Utilize provas antigas, listas, filtros de internet...


E dentro da sua rotina, para essa prática deliberada, selecione dias da sua semana para se dedicar às áreas de maior peso para o seu SISU. O ideia seria revisar tudo, mas não dá tempo. Então revise bem pelo menos as disciplinas das áreas de maior peso do seu SISU.


Por exemplo, se natureza é PESO 3 para você, faça essa revisão de biologia na segunda, física na terça e química na quarta-feira. E se possível, sempre deixe um tempo da sua rotina de revisão dedicada para revisar matemática.


O que fazer nessas revisões?


Essencialmente, resolva blocos de 4 questões, corrija, procure os erros e lacunas, trabalhe na TEORIA específica desses erros, e daí siga fazendo mais blocos de 4 em 4 questões, sempre com correção e ajustes de teoria.


PONTO CRÍTICO


Fazer blocos de questões nesse momento não tem relação com índice de acertos ou qualquer processo avaliativo de rendimento. O grande lance aqui é revisar e resgatar conteúdos a tempo de ajustar a teoria e deixar sua memória e seus esquemas mentais de aprendizagem mais afiados.


E OS NOVOS CONTEÚDOS?


Provavelmente você ainda está estudando novos conteúdos. Siga normalmente a sua rotina de aulas e de avanço nos novos conteúdos. Para eles, não muda muita coisa. A grande coisa é adicionar momentos de revisão na sua rotina com resolução de questões. E isso você pode fazer com material impresso, sites, apps ou como ficar mais conveniente para a sua rotina.


Sem REVISÃO não tem APROVAÇÃO, simples assim.


Aprender um conteúdo novo é como plantar uma semente e ver uma planta crescer. Mas para a planta continuar ali, é preciso regar e cuidar dela, não é mesmo? Assim é a revisão. Você precisa cuidar daquilo que você já aprendeu, senão sua memória acaba por “deixar morrer” tudo que você plantou (e não cuidou).


Para te ajudar a assimilar melhor isso tudo, gravei um vídeo 'conversando' sobre essa reta final. Assista!


Ah, como o papo aqui é sobre REVISÕES, deixa eu lista aqui quais outras bancas você pode utilizar para revisar por questões, além do ENEM. Se você quer OUTRAS BANCAS para revisar, se liga nessas provas aqui:


FUVEST

UNESP

UERJ

FATEC

UFRGS

UNICAMP


Além disso, nessa aula eu citei dois outros vídeos que já publiquei aqui. Super recomendo que você assista os dois assim que puder:

Prática Deliberada https://youtu.be/9x7-vaqrn0I

Guia de estudo para biologia https://youtu.be/lcHDyLuZkHE

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo